Pages

Subscribe:

domingo, 30 de setembro de 2012

Lajes com plantas



Atualmente, no mundo todo, a grande tendência é a laje vegetada, empresas de comércios diversos, hotéis, bancos, condomínios, principalmente na Europa, já tem a vegetação sobre uma laje na parte superior das edificações como parte dos projetos urbanos. Aqui no Brasil, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e outras capitais têm vários edifícios com cobertura viva.


Com a expansão deste mercado, empresas já estão se formando para atender a demanda de implantação e manutenção destes jardins nas alturas. Também é preciso todo um conhecimento da estrutura, recipientes, substratos, plantas e cuidados. Não é em qualquer laje que podemos plantar no projeto de edificação. O reforço da estrutura faz parte da obra, para receber esta carga de peso sobre a laje. Não estamos falando de pequenos vasos, jardineiras de 1,0 metros x 0,25m com plantas para organizar uma mini horta, mas de jardineiras de alvenaria ou mesmo a laje inteira recebendo uma carga enorme de pedras, substrato e plantas de maior porte, como se fosse um jardim no solo. A implantação de um jardim sobre laje de edificações antigas deverá ser tecnicamente avaliada antes dos condôminos se aventurarem a colocar vasos e árvores no espaço.
Veja algumas observações sobre a construção do jardim:
·  Drenagem: a cada 3 m lineares coloca-se um ralo, aplica-se uma fina tela de arame sobre cada um, evitando que as raízes cresçam para dentro dos canos.



Im ipermeabilização: esta superfície tem de ser impermeabilizada com manta asfáltica, um processo rápido e simples, feito por firmas especializadas.
·   Argila expandida: coloca-se direto sobre a laje impermeabilizada, permitindo um escoamento eficaz da água e evitando que o solo fique encharcado, a camada previne entupimento, já que separa terra e ralo.
·  Manta bidim: deve ser esticada sobre a argila expandida e colocada á paredes da laje, funciona como um filtro retendo as impurezas, por isso a água segue mais limpa para o ralo.
·  Solo preparado: para uma boa drenagem, evita-se usar terra argilosa, uma boa mistura leva quatro partes de terra mista (terra de barranco, sem ervas daninha e semente), uma parte de areia lavada, e uma parte de húmus, para alimentar o solo. Joga-se o preparado sobre a manta de bidim, finalizando o trabalho.

Fique de olho, um trabalho mal feito pode causar danos à estrutura do imóvel, e nem sempre reparáveis. Tomando os cuidados corretos, você pode aderir à ideia e usá-la na sua empresa, no seu prédio ou na sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário